Como fazer sua transição de carreira com SEGURANÇA
“Toda mudança começa de dentro para fora” – tenho certeza de que já ouviu isso antes.
Você precisa saber EXATAMENTE o porquê quer mudar. E posso te garantir que o seu por que estará relacionado aos seus VALORES e a sua VISÃO de futuro.
Vou dar o meu exemplo. Meus principais valores são Justiça e Liberdade. Logo, para mim, determinar no que quero trabalhar e sob quais condições atuar é muito importante.
Além disso, minha VISÃO de futuro está relacionada a trabalhar de qualquer lugar do mundo. Sendo assim, a minha transição ganhou um porquê forte o suficiente para fazê-la.
Toda decisão consciente que é tomada tem um por que muito claro que a sustenta. Tenha em mente que sua decisão precisa estar baseada em um alto grau de consciência.
Tomar decisões baseadas no medo e no desespero não costumam ser as melhores justamente porque olham somente no curto prazo e não consideram o mais importante: a sua VISÃO de longo prazo.
Se você trabalha em algo que não ama e não te dá prazer, te encorajo fortemente a tomar uma decisão, mas tenha em mente que você terá que “amadurecê-la”.
Talvez passe em sua cabeça um filme do dia em que irá “pedir as contas” – no jargão corporativo, também conhecido como “queimar a ponte”, quando você o faz para se dedicar a algo próprio.
Inevitavelmente chegará esse dia. Porém, o momento da tomada de decisão não é quando você “queima a ponte”. Ela ocorre muito antes.
Esse momento ocorre quando você DECIDE que quer mudar, MESMO que ainda não consiga fazê-lo instantaneamente.
Para decidir mudar, você precisa estabelecer os seus CRITÉRIOS de forma concreta.
Os critérios são as regras que você define afim de saber quando será o momento exato da ruptura com a situação atual.
Por exemplo, para a sua transição, você pode definir que:
- Terei de ter acumulado o equivalente a dois anos de salários como reserva de emergência;
- Terei de estar ganhando ao menos um terço do meu salário na nova atividade, feita de forma paralela;
- Terei de ter quitado as minhas dívidas integralmente;
- Terei que ter recebido um feedback positivo de ao menos três clientes diferentes a respeito da minha nova atividade profissional;
- Terei de ter realizado uma formação intensiva na escola X sobre o tema;
- Estarei frequentando um grupo de networking com outros profissionais por ao menos três meses.
Enfim, como você pode perceber, os CRITÉRIOS estão baseados no acúmulo de dinheiro, na remuneração da nova atividade, no seu sentimento de confiança em relação a si mesmo e o mercado, entre outros.
O seu nível de tolerância ao RISCO poderá variar do mais conservador ao mais arrojado, mas seja qual for o seu caso, ao definir os seus critérios, você estará aumentando sensivelmente a probabilidade de ter êxito na sua transição.
O oposto também é verdadeiro. Não definir seus critérios aumenta consideravelmente o risco de não dar certo.
Com os critérios estabelecidos, basta que você coloque uma META de quando irá alcançá-los. Para isso, coloque uma DATA em cada um dos seus critérios e se comprometa verdadeiramente a cumprir com cada um deles.
SONHO FORA DA AGENDA É SONHO MORTO!
Caso você ainda não tenha encontrado aquilo que quer fazer da sua vida, estabeleça ações que irão em direção de encontrar algo novo para você.
Suas metas podem ser visitar pessoas e lugares, ler tantos livros por mês, participar de eventos e grupos de networking, etc.
Por mais clichê que seja, para cada problema sempre há uma solução. Basta você estar com a mente aberta para vê-la!
Acredite, ao DECIDIR mudar, sua vida já mudou!
Sua relação com o trabalho será outra a partir de agora, sem o peso da falta de perspectiva e direção, e com esperança de um futuro melhor a partir do que você estabeleceu para si mesmo.
É libertador! Esse é o tipo de sentimento que vem quando você assume as rédeas da sua vida!
Esse artigo fez sentido para você? Se sim, me responde dizendo que conclusões você obteve a partir dele. Vou adorar receber o seu feedback.