A segunda-feira é o termômetro da sua vida
A satisfação de vida de alguém pode ser medida pelo quanto amam / odeiam a segunda-feira.
Quanto mais você a odeia, mais sua vida é uma droga. Quanto mais você a ama, mais você ama sua vida.
Segundas-feiras trazem um sabor frio inevitável da verdade.
Quando ainda não havia encontrado algo que me fizesse sentido e estava trabalhando em projetos que não me traziam grande satisfação, eu odiava segundas-feiras porque elas terminavam minha ilusão artificial do fim de semana.
Já a sexta-feira me trazia um sentimento oposto – a de alívio que a semana acabou e que o final de semana chegou.
Se você pensa “ufa, chegou a sexta-feira” ou “graças a Deus que acabou essa semana”, é possível que seu trabalho esteja sendo apenas algo cansativo e estressante.
Agora, se você não vê a hora de chegar a segunda-feira para continuar fazendo o que faz, é possível que seu trabalho tenha um significado e seja até fonte de prazer e satisfação pessoal.
O elemento por trás desses dois significados distintos se chama PROPÓSITO.
O Propósito é o seu Por que! É o que te motiva a acordar de manhã para trabalhar. É o seu combustível!
Alinhar o seu propósito com o que você faz talvez seja uma das coisas mais importantes a serem feitas em nossa vida profissional.
Mas como eu encontro o meu propósito? Como fazer algo que tenha significado?
É necessário olhar para dentro de si e determinar o que irá te fazer acordar todos os dias com energia renovada e vontade de vencer.
É esse o meu convite para você hoje. Recentemente gravei um bate-papo com a minha querida coach Susanne Andrade e seu marido, Carlos Baptista.
Nesse bate-papo, conversamos sobre diversas questões relativas ao dia-a-dia dos profissionais de Tecnologia (TI) e de outras áreas e da importância de trabalhar seu autoconhecimento para descobrir seu propósito e entender o rumo de sua carreira profissional.
Para você ter uma ideia, assim como grande parte dos profissionais dessa área, eu era tímido e desejava crescer na carreira.
Decidi passar pelo processo de coaching com ela, identifiquei o meu propósito e potencializei a minha motivação e realização.
Passei a assumir a liderança, não somente em projetos, mas especialmente, em relação a minha carreira.
E sabe o que aconteceu? Gostei tanto do que vivenciei que decidi também ajudar outras pessoas, atuando como Coach.
Isso mesmo. Fiz formação em coaching e hoje ajudo profissionais na transição de carreira.
Se você reservar alguns minutos do seu dia para assistir esse vídeo, pode ser o ponto de virada que você estava procurando para a sua carreira.
Ouça também o conteúdo desse post pelo meu canal de Podcast: