Obstáculos que todo empreendedor irá enfrentar

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Não é nenhuma novidade o fato de que existem obstáculos que todo empreendedor irá enfrentar diariamente dentro de seus negócios, seja ele um grande ou pequeno empresário.

As mudanças de cenário econômico, alterações de leis trabalhistas e a busca por colaboradores capacitados torna o dia-a-dia das empresas um tanto quanto complicados, principalmente com um mercado tão competitivo.

Porém engana-se quem acha que viver como empresário é apenas um amontado de problemas, a vida de empreendedor pode render muitos prazeres a cada pequena conquista e expansão dos negócios. E se você for uma empreendedora é da mesma forma, é muito gratificante essa vida.

Neste artigo trago alguns dos obstáculos mais comuns que os empresários costumam enfrentar ao longo de sua jornada pelo mundo da gestão empresarial, para você conhecer e lembrar toda a vez que pensar em desistir ou acreditar que está sozinho.

Os mais comuns obstáculos que todo empreendedor irá enfrentar

Muitas vezes o investidor não se sente preparado para os imprevistos da vida empresarial e isso é totalmente normal, porém determinação, coragem e resiliência são os principais ingredientes para uma empresa alcançar o sucesso.

A maioria dos empreendedores encontram desafios nas diversas áreas da gestão empresarial como finanças, marketing, clientes, funcionários e afins.

Abaixo selecionei alguns dos obstáculos mais comuns dentro do quadro organizacional das corporações, prepare-se!

  • Falta de planejamento

O erro mais comum de muitos empreendedores é não planejar adequadamente seus processos empresariais, mesmo que a ideia inicial de negócio seja ótima.

A ansiedade de começar um novo investimento e lucrar com ele, na maioria das vezes, atrapalha a linha de raciocínio lógico das pessoas, fazendo com que elas iniciem processos impulsivamente sem analisar todos os parâmetros envolvidos.

A ideia pode ser excelente, porém é necessário avaliar o mercado consumidor e a concorrência para poder conhecer seu público-alvo e aplicar as melhores estratégias de marketing a fim de torná-los clientes fiéis da empresa.

Desta forma o empreendedor consegue construir um plano gerencial que fará com que ele tenha conhecimento de todos os níveis da sua empresa, desde o quadro de funcionários até a entrega do produto para os consumidores.

  • Falta de capital

A falta de dinheiro não é um obstáculo apenas no começo de uma empresa, muitas vezes ela pode aparecer em corporações de sucesso que possuem anos de mercado.

Crises econômicas, falta de dinheiro para expansão dos negócios e mudanças nas leis trabalhistas que obriguem os empresários a realizar alterações nas empresas são apenas algumas das causas que fazem com que os empreendedores se encontrem em uma situação de escassez de capital.

Desta forma, a gestão financeira se torna um dos alicerces principais para o sucesso de um investimento, pois auxilia o empresário na obtenção dos conhecimentos necessários para gerenciar seu fluxo de caixa.

Ainda mais importante que gerenciar corretamente o fluxo de caixa é saber controlar os recursos do negócio como aumento de produtividade, contratação de funcionários qualificados, investimento em tecnologias no momento certo e afins.

  • Fidelização dos clientes

Após montar a empresa e criar produtos os empresários se deparam com uma pergunta fundamental para a manutenção do negócio: Como fidelizar clientes?

Construir uma carteira de clientes satisfatória para transformar a empresa em um sucesso e obter cada vez mais lucros é um dos maiores desafios dos empreendedores de todo o mundo.

É muito comum que as corporações passem por períodos em que a falta de consumidores é o maior dos seus problemas, seja no início da carreira ou depois de alguns anos já estabelecidas no mercado.

Para resolver esse problema é necessário que os investidores conheçam seus consumidores e consigam definir quais são suas vontades, gostos, idades e situação financeira.

Desta forma torna-se possível desenvolver estratégias de marketing que sejam voltadas especificadamente para este público afim de convencê-los a virarem clientes da empresa.

  • Falta de investimentos

Não basta apenas erguer uma empresa, criar produtos e fidelizar clientes, para manter o negócio funcionando é necessário sempre estar investindo nele.

Os investimentos tornam-se necessários nos processos principais da corporação: tecnologia, quadro de funcionários e gerenciamento de finanças.

Uma empresa que investe em si mesma está construindo um caminho de sucesso e destaque no mercado financeiro, pois é essencial que o investidor nunca esteja obsoleto perante seus consumidores.

O mercado financeiro é instável e muitas vezes o empreendedor irá enfrentar obstáculos que podem desanimá-lo, porém é necessário possuir sempre determinação, resiliência e coragem para inovar nos negócios e se destacar perante a concorrência.

Você pode conseguir dando o primeiro passo!

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Marcos Simões
Coach