Empreender e realizar sonhos ou continuar sendo funcionário e lamentar por não tentar coisas novas?

Tempo de leitura: 4 minutos

Muitas pessoas desejam seguir a carreira do empreendedorismo, administrar o seu próprio negócio e se enxergar totalmente realizado em sua carreira profissional. Mas são muitos os fatores que os impedem desse sonho.

Empreender e realizar sonhos faz parte da realidade de muitos empreendedores de sucesso hoje, para muitas pessoas que decidiram sair da sua zona de conforto e arriscar novos negócios esse ramo deu mais do que certo.

Uma característica que os aspirantes ao empreendedorismo e os empreendedores de sucesso tem em comum é um grande sonho e um enorme projeto que eles querem ver realizados.

Tudo começa com uma ideia criativa, que se torna um pequeno projeto em uma folha de papel qualquer e de repente toda a estrutura daquele rascunho pode virar realidade, basta um simples começo: acreditar que você consegue.

E por que não começar a empreender agora?

Se você realmente está disposto a fazer esse projeto virar realidade, a pergunta é: quais são os motivos que estão te impedindo de procurar estratégias e estudar maneiras de colocá-lo em prática?

Muitos profissionais que querem empreender o seu próprio negócio se sentem inseguros e com medo de arriscar tudo e no final nada dar certo.

Nós vivemos em um mercado de trabalho que dita que os trabalhadores e funcionários precisam de salários fixos e de um emprego fixo para sobreviver e alcançar os seus principais objetivos de vida.

Os empreendedores que arriscam sua carreira em duvidosos anseios são irresponsáveis e imaturos, dizem eles. E é por isso que muitos empreendedores não dão inicio aos seus projetos.

O que mais incomoda nessa história toda é que muitas ideias, projetos e propostas criativas e exclusivas, que poderiam ter revolucionado o nosso cenário são desmotivados e ignorados por um mercado que só quer mão de obra pra produzir os seus produtos.

Ser empreendedor ou empregado?

Bill Gates, Mark Zuckeberg, Donatella Versace, Steve Jobs, Henry Ford, entre muitos outros nomes milionários, começaram com um simples projeto de vida e hoje são considerados um dos principais nomes de maior sucesso mundial.

Além deles, existem diversos nomes no Brasil, que inovaram no empreendedorismo e hoje são reconhecidos nacionalmente e até mesmo mundialmente. Confira alguns nomes abaixo:

  • Alexandre Costa

Alexandre Costa é o fundador da Cacau Show, ele começou toda a sua história vendendo ovos de páscoa de casa em casa, quando tinha apenas 14 anos. Ele queria fazer do seu negócio, um pequeno empreendimento lucrativo.

Ele sempre acreditou que seu investimento poderia mandar os seus chocolates para todo o país e deu duro para isso. E foi assim que com 17 anos de idade, 500 dólares e 1 funcionária, Alexandre fundou a Cacau Show em São Paulo, no bairro da Casa Verde.

Uma empresa 100% nacional foi aberta por um empreendedor na flor da idade, onde uma ideia, um produto e sua iniciativa, o fez contribuir para a economia do Brasil e ainda gerou lucros e expandiu sua marca para todo o país.

  • Zica Assis

Zica Assis é um grande exemplo de crescimento e inspiração de vida, nascida no Rio de Janeiro, a carioca trabalhou como empregada doméstica e faxineira e encontrou sua maneira de fazer sucesso e de empreender em seus cabelos.

Zica tem cabelos cacheados e nunca estava satisfeita com os produtos que tinham no mercado para cuidar dos fios, disposta a encontrar um jeito para deixar os cachos mais bonitos a empreendedora fez cursos de cabeleireira e começou a criar e testar fórmulas.

E foi assim que Zica e mais três sócios se juntaram para abrir o seu primeiro salão em 1993, nasceu então o Instituto Beleza Natural, um dos salões de beleza mais reconhecidos por cuidar de cabelos cacheados, crespos e ondulados.

  • Luíza Helena Trajano

Luíza Helena Trajano é a responsável pelo crescimento e formação de umas das maiores lojas de eletrodomésticos do país: a Magazine Luíza.

Iniciada pelos tios da empreendedora, em uma pequena loja no interior de SP, o negócio se expandiu grandemente sobre a administração de Luíza que assumiu a liderança da empresa em 1990.

DICA DO COACH

Começar a empreender e realizar seus sonhos são ideias que não vão ser aprovadas por muita gente. Porém, ninguém tem o direito de falar quais são os melhores caminhos que as pessoas devem seguir na vida.

Se você tem uma ideia criativa, estude as melhores maneiras e estratégias de coloca-la em prática e explore o universo do empreendedorismo. Quem sabe não é seu nome em futuros artigos por aqui?

Se identificou? Então você vai gostar de ler sobre Mudar de país é realmente a melhor opção para quem busca inovar?

Marcos Simões
Coach